06 maio, 2019

Beleza e Testes de Laboratório em Animais


São recentes as noticias de que, a partir de 2020, a China deixará de legislar a obrigatoriedade de fazer testes em animais. Isto é, de facto, uma boa noticia e que vem em linha com uma tendência e preocupação cada vez maior com o bem estar animal. Mas levanta também alguma confusão: então, mas já não tinham acabado os testes em animais há vários anos? A resposta é dura: Não.


Existe realmente uma lei que proíbe o teste em animais e que tem já alguns anos, no então, na China esta lei não só não existe, como é obrigatório testar em animais. O que segundo as mais recentes noticias, apenas mudará em 2020. 
E o que temos nós a ver com a China, lá tão longe? Muito. Primeiro porque algumas marcas de beleza têm lá os seus laboratórios e depois porque, mesmo que não tenham lá os laboratórios, vendem para aquele mercado - O maior do mundo. 
Logo, a questão de as marcas e seus produtos de beleza não fazerem testes em animais deixa de ser assim tão linear como suposto. 

Para além disso, existe uma outra questão, a marca até pode não testar em animais, no entanto a casa-mãe, o grupo a que pertence, não é livre de testes em animais. Ou, a marca até pode não testar em animais na Europa, no entanto vende para a China. Estas e outras questões deste género colocam em causa a verdadeira produção amiga dos animais. 

Num artigo on-line, que podem ler completo aqui, a Peta - People for the Ethical Treatment of Animals esclarece:

"A PETA conta com uma lista certificada de marcas ou empresas que são cruelty free. “As marcas que fazem parte da lista CF da PETA assinaram uma declaração de fiabilidade que garante que a marca, bem como os seus fornecedores, não realiza nem realizará, comissionará ou pagará por testes em animais em qualquer parte do mundo”

Para simplificar a avaliação do consumidor preocupado com o tema, foi lançada uma app onde podem ser pesquisadas as marcas que consta da lista referida, cujos produtos não são testados em animais. Chama-se BunnyFree e podem fazer download no google play, appstore,... 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário