04 outubro, 2015

A maquilhagem na novela Babilônia


Babilônia é a novela brasileira da tarde da SIC, que passa de segunda à quinta por volta das 18h30. Produzida pela Globo, é da autoria de Gilberto Braga e tem como responsável pela caracterização o maquilhador brasileiro Fernando Torquatto, que já tantas vezes referi por aqui - Uma referência internacional.

Em pesquisa pela internet, encontrei uma entrevista de Torquatto à revista Marie Claire Brasil, onde o maquilhador fala sobre o processo de desenvolvimento das maquilhagens das diferentes personagens de Babilônia.

Muito interessante e não resisto em partilhar alguns trechos da entrevista ;)


“O meu trabalho flui muito bem tanto com o Gilberto, quanto com o director Dennis Carvalho e a figurinista Helena Gastal. Eles sempre pedem uma caracterização bem verdadeira e contemporânea. É o caso da Glória Pires, que vive a vilã Beatriz, uma mulher rica, viajada, sofisticada, em oposição ao estilo descontraído e bem natural da heroína Regina, interpretada por Camila Pitanga,” revela o maquilhador Fernando Torquatto.

De seguida, Fernando Torquatto resume o estilo das principais personagens femininas de Babilônia:



Sophie Charlotte (Alice)
"Alice, filha de Inês, é uma garota de programa de luxo. Sua caracterização pede um visual moderno e sofisticado. O corte curto, com nuca batida e fio mais longo em cima, é levemente repicado. Na coloração, base em tom de avelã, com mechas douradas no cabelo todo. Do tempo em que viveu em Dubai, ela trouxe o hábito de deixar os olhos bem marcados de preto, como as mulheres dos Emirados Árabes. Em contraponto, usa batons nude", conta Torquatto.



Camila Pitanga (Regina)
"Regina, uma moça simples, que trabalha em uma barraca na praia, ganhou um visual solar e natural. O corte em camadas, bem repicado, mantém o volume e realça os cachos. Os fios foram clareados, mantendo um castanho claro na base, com mechas douradas e em tom de mel. As pontas bem mais claras simulam um efeito de queimado de sol. É um estilo meio selvagem, bem natural, o chamado beach look que esteve super em alta no verão.”



Glória Pires (Beatriz)
"A actriz interpreta uma arquitecta casada com um empresário rico, mas sempre envolvida em aventuras extra-conjugais. Sua caracterização traduz ao mesmo tempo sofisticação e sensualidade. Beatriz é uma mulher decidida, sensual e ousada, sempre antenada com as tendências de moda e beleza. Idealizei para ela um corte chanel desfiado, bem moderno, com nuca mais curta e franja longa. Clareamos dois tons e deixamos a base em marrom frio, com mechas em caramelo e dourado. A maquilhagem também tende para o dourado, com batom cor de boca para o dia-a-dia e cereja para ocasiões especiais.”



Adriana Esteves (Inês)
"A caracterização de Inês, uma vilã invejosa e ressentida, pretende passar uma imagem correta. Como ela se espelha em Beatriz, copia o estilo da amiga de infância, mas sem a mesma ousadia. Seu corte também é chanel, porém bem mais clássico. Na coloração, tons de louro na altura 6 e mechas douradas mais intensas na frente. Antes da passagem de tempo de cerca de dez anos na trama, Inês usava cabelo comprido, em um tom mais claro e pouquíssima maquilhagem. Para essa fase, criamos uma caracterização mais descuidada, sem charme. Justamente para transmitir a amargura daquela época da vida da personagem, em contraponto com o visual renovado após ela viver em Dubai.”


A entrevista de Fernando Torquatto foi feita pela revista Marie Claire Brasil e podem ler na integra aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário