06 novembro, 2013

Bollywood faz 100 anos



Bollywood (Bombaim + Hollywood), a maior indústria cinematográfica do mundo, faz este ano 100 anos e esta parece-me uma boa desculpa para espreitar um pouco este estilo... e estas maquilhagens maravilhosas (quer se goste ou não do género, não podemos deixar de admitir que são maravilhosamente trabalhadas!!)


Um pouco de história... 
A 21 de Abril de 1913 o pioneiro Dhundiraj Govind Phalke apresentou ao público o mitológico Rei Harishchandra (Raja Harishchandra), naquele que foi o primeiríssimo filme indiano, em os papéis femininos foram interpretados por homens vestidos de mulher, uma vez que a profissão de actriz era considerada indecente. A partir daqui, nunca mais parou, e foi evoluindo e adaptando-se à medida que se espalhava pelo mundo inteiro, tendo como constante a presença de números musicais durante toda a trama, com vários dançarinos, além dos personagens envolvidos.




Actualmente, a indústria cinematográfica indiana conta com diferentes pólos de produção e filmes nas diferentes línguas faladas no país e tem uma grande importância económica. De acordo com o Observatório Europeu do Audiovisual em Bruxelas, só em 2011 foram produzidos 1274 filmes na Índia, muito mais do que em Hollywood (EUA).


Sobre a Maquilhagem... 
A Maquilhagem Indiana é marcada por características singulares como os olhos bem marcados - seja pela sombra, seja pelo Kajal (uma espécie de tinta própria para os olhos), pestanas longas e lábios com batons de cores luminosas e quentes. Mas esta maquilhagem vai além das características cosméticas habituais, sendo complementada com elementos diferenciados como o Bindi - adesivo colocado no meio da testa, entre ou ao longo das sobrancelhas, e que pode também ser feito de Kunkuma, uma tinta própria - ou a Henna - aplicada na pele através de uma técnica indiana chamada de Mehandi, e especialmente utilizada em noivas, no dia do casamento.









Agora divirtam-se um bocadinho com este medley e tirem algumas ideias de maquilhagem! ;) 


Sem comentários:

Enviar um comentário