28 abril, 2013

MakeUp Tips: Desmaquilhar o Rosto

Desmaquilhar é um gesto essencial do dia-a-dia, e um ponto fundamental para uma boa maquilhagem. Sem ter o rosto bem desmaquilhado (e hidratado), não há maquilhagem que fique bem. Deste modo, este é um gesto que nos deve acompanhar diariamente, mesmo quando não utilizámos muita maquilhagem. A verdade é que o próprio ar deixa a pele suja e a necessitar ser bem limpa. Assim, aqui ficam algumas dicas de como desmaquilhar o rosto. 


Caso não tenha muitos produtos aplicados, por exemplo, apenas um BB Cream, ou mesmo que não tenha nada, não salte este passo antes de se deitar. Pode passar um algodão com água micelar, seguido de um hidratante. Reduz o gesto, mas não o elimina de todo.
Por outro lado, se estiver maquilhada nos lábios, olhos e restante parte do rosto, desmaquilhe todas as zonas passo a passo. Comece pela boca, depois passe aos olhos e, finalmente, a pele na sua totalidade. 

Nesta rotina, além do desmaquilhante normal, inclua também um bom produto para os olhos, de forma a facilitar a limpeza desta zona. Adicionalmente, o desmaquilhante de olhos é também bastante eficaz para retirar o batom.

Na boca passe o algodão com firmeza, de forma a não borrar e deixar uma mancha à volta – o que facilmente acontece se tiver, por exemplo, um batom encarnado. Nos olhos, coloque primeiro os algodões embebidos com produto por cima desta zona durante alguns minutos, de forma a amolecer a máscara de pestanas e restante maquilhagem. Depois retire gentilmente, mas com firmeza, no sentido para fora do rosto. Para finalizar, utilize o produto desmaquilhante, que pode ser em creme, loção ou óleo, em todo o rosto, como se tivesse a fazer uma massagem e retire no final com algodão.

Para ajudar a visualizar este processo, deixo-vos um vídeo de Lisa Eldridge, uma das mais reconhecidas maquilhadoras internacionais, onde podem acompanhar passo a passo a desmaquilhagem do rosto.


Para finalizar, passe um tónico para refrescar e fechar os poros e, por fim, um creme hidratante de acordo com o tipo e necessidades da sua pele.

2 comentários:

  1. Sónia obrigada pela sua dica!

    eu faço a limpeza primeiro com toalhitas, depois desmaquilhante, lavo com água e sabao, depois tonico a finalmente hidrato... parece-te bem? eu acho que funciona bem com a minha pele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      O mais importante é realmente que a pele fique bem limpa e que os olhos não fiquem com nenhum resíduo de maquilhagem, assim como os lábios.

      Assim, e embora pessoalmente não seja grande fã de toalhitas, pois acho que secam um pouco a pele, a tua rotina parece bem. Certifica-te apenas que retiras toda a maquilhagem, principalmente nos olhos - é que muitas vezes achamos que retirámos tudo, e no dia seguinte de manhã temos uma mancha preta/ cinzenta por baixo das pestanas, o que significa que não saiu tudo. A técnica que explico, de deixar a "amolecer" com os algodões, é bastante eficaz, para além de facilitar o processo. Se quiseres tentar... ;)

      Obrigada pela partilha!

      Eliminar